Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de julho de 2011

ALA MOGI GUAÇU

História
Cortada pelo rio que originou seu nome, cujo significado na língua dos primeiros habitantes é "Grande Rio Que Serpenteia" (cuja polêmica abre possibilidade de serem da tribo tupi-guarani ou caiapós). Traduz-se equivocadamente há vários anos como "Rio Grande Das Cobras", mas essa é a tradução ao 'pé-da-letra'. Com a chegada dos bandeirantes, que viajavam rumo ao oeste mineiro e a Goiás, em busca do ouro, a população indígena foi diminuindo e, às margens do rio Mojiguaçu, foi formado um vilarejo para dar pouso aos desbravadores.
O desenvolvimento econômico começou com a produção de café e a instalação do ramal ferroviário da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro (1875). Em 9 de abril de 1877 a Freguesia de Conceição do Campo tornou-se Mogi Guaçu. Passou a ser comarca somente em 30 de dezembro de 1966.
Com a abolição da escravatura, deu-se início à fase industrial através de imigrantes italianos que instalaram as primeiras cerâmicas - o pioneiro foi o Padre José Armani com sua fábrica de telhas. Isso se deve à grande quantidade de um tipo de argila encontrado no município, chamado taguá.
Hoje, Mogi Guaçu tem um perfil diversificado, abrigando empresas do ramo de papel e celulose, de alimentação, de metalurgia e de cosméticos, entre outras espalhadas nos cinco distritos industriais. Além da diversificação industrial, uma características de poucos municípios, Mogi Guaçu também se destaca pela sua produção agrícola da laranja (que ocupa o terceiro lugar na produção estadual) e do tomate (terceiro lugar na produção do estado). O comércio também alcançou uma independência, atraindo consumidores de cidades vizinhas. O comércio cresceu em torno da igreja matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição, que se tornou a padroeira do município, localizada na praça Rui Barbosa, conhecida como Recanto.
Os movimentos culturais também formam a história do município. Há 22 anos é realizado o Feteg (Festival de Teatro do Estudante Guaçuano), há 21 o Encontro de Coros. O Centro Cultural abriga a Escola Municipal de Iniciação Artística (Emia) e o Teatro Municipal Tupec com capacidade para 450 lugares. No esporte, um dos eventos mais tradicionais é a Maratona Esportiva Guaçuana, que é realizada há 32 anos.


Bandeira de Mogi Guaçu
Bandeira


Brasão de Mogi Guaçu
Brasão

Hino do município de Mogi Guaçu
Letra por Ademir Sebastião Bernardi
Melodia por Wildes Antônio Bruscato



Despertando pra aurora da vida,
Este povo de grande valor
Levantou chaminé, que erguida,
É a bandeira da raça e labor.

A fumaça desenha no céu,
Braço forte desta brava gente,
Que recebe a quem aqui chega,
Pra plantar uma fertil semente.

Neste nobre berço,
Terra sagrada por bandeirante,
O seu povo forma
Elos de uma paz gigante.

Rio que corta seu pródigo seio,
É a artéria do seu coração.
Caudaloso, fecundo desliza,
Dando a fé a este povo em ação.

Este célebre chão se orgulha
De colher cada dia um sucesso.
Da estrada de bois, ao asfalto,
Dá notícia do nosso progresso.

Esta é Mogi Guaçu,
Alegre terra e dadivosa.
Em seu seio encerra
Tradição laboriosa
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mogi Guaçu,SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Família - Proclamação ao Mundo

O Cristo Vivo