Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de julho de 2011

ALA COSMÓPOLIS

História
Em 1892, descortinara-se uma nova perspectiva de progresso para toda região. O então presidente da Câmara de Campinas, José Paulino Nogueira, autorizava o município a contrair empréstimos para a construção de uma estrada de ferro, a "Carril Agrícola Funilense ", que fora fundada em 24 de Julho de 1890, a qual se incumbira do escoamento da produção agrícola dessa região, conhecida por Funil. Com a intenção de intensificar a produção, em 1896, a Câmara Municipal de Campinas, oficializa um projeto visando a formação de uma colônia suíça, onde futuramente seria a cidade de Cosmópolis. Os suíços chegam anos depois.
Mas, por problemas climáticos e de adaptabilidade, poucos ficam . Abre-se oportunidade para outros povos colonizadores : austríacos, alemães, italianos. Eles vão obtendo suas terras , plantando e construindo suas comunidades. O povoado vai crescendo, sob várias denominações : do “Campo das Palmeiras”, que era nos idos de 1883, passa a "Burgo" em 1890. Núcleo Campos Sales em 1897 e , em novembro de 1898, com a inauguração do terminal funilense "Barão Geraldo de Rezende", o nome estender-se ao povoado . Em 1905 passa à Fazenda Santa Genebra, e a estação da funilense é batizada de "Cosmópolis" . Cosmo , "Mundo", Polis "cidade ". Em 27 de Novembro de 1906 é criado o Distrito de Cosmópolis, subordinado a Campinas. A época marca crescimento da produção agrícola, principalmente do algodão e cana -de- açúcar. Famílias continuam chegando, agora não só para trabalhar na lavoura mas também para estabelecerem comércio, prestarem serviços ou pequenas atividades industriais.

 Nome do município

O nome do município deriva das palavras gregas cosmos (global) e polis (a cidade-estado grega), significando então "cidade universo". Quem é natural de Cosmópolis é cosmopolense, e não cosmopolitano como alguns confundem.

Brasão de Cosmópolis
Brasão

Bandeira de Cosmópolis
Bandeira
Praça dos Ferroviários
Praça dos Ferroviários
HINO
Letra por Paulo Roberto Armelin e Elo Augusto Ketelhut
Melodia por Paulo Roberto Armelin e Elo Augusto Ketelhut

Ó Cidade Universo
Ó cidade que me encanta
Porque reina nesta terra
O amor e a esperança

No trabalho, na Educação,
Prevaleces pela tua tradição
Vamos juntos de mãos dadas
Nosso mundo melhor construir

Cosmópolis, Cosmópolis,
Quem te conhece não consegue te esquecer
Cosmópolis, Cosmópolis
Aqui nasci, aqui quero morrer!

Num passado não distante
Valorosos imigrantes
Nas fazendas, nos engenhos,
Construções cosmopolenses

Várias cores, uma bandeira,
A harmonia do bater de um coração
Vamos juntos de mãos dadas
Nosso mundo melhor construir




Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Família - Proclamação ao Mundo

O Cristo Vivo