Pesquisar este blog

sábado, 28 de janeiro de 2012

NOTÍCIAS DA ALA MOGI MIRIM - OFICINA: EDUCAÇÃO INFANTIL


Queridas irmãs, hoje passamos uma tarde muito agradável na Ala Mogi Mirim! Quero agradecer ao convite da Presidência da Sociedade de Socorro para compartilhar uma oficina sobre a Educação Infantil. Essa é uma etapa muito importante da vida que merece toda a nossa atenção e cuidado.


EDUCAÇÃO INFANTIL


A Educação Infantil compreende o período de zero  a seis anos e durante esse processo, o desenvolvimento da identidade e da autonomia estão intimamente relacionados com os processos de socialização. Nas interações sociais se dá a aplicação dos laços afetivos que as crianças estabelecem com outras crianças e com os adultos.
A família é a primeira base para a socialização da criança, pois com o tempo, ela percebe as características de cada membro da família e a posição que ocupa, como o pai, a mãe, irmão mais velho e outros membros.
Portanto, para se desenvolver, as crianças precisam aprender com os outros, por meio dos vínculos que estabelece e um dos recursos que a criança utiliza é a imitação, o faz-de-conta, a oposição, a linguagem e a apropriação da linguagem corporal.

IMITAÇÃO
revistacrescer.globo.com
 A imitação é resultado da capacidade da criança observar e aprender com os outros e de seu desejo de se identificar com eles, ser aceita e de diferenciar-se. Isso me faz lembrar de uma pergunta que o Salvador fez: "Que tipo de homens (entenda-se também mulheres) devereis ser?" Dar bons exemplos nessa fase da vida dos baixinhos é muito importante.

BRINCAR
monica.com.br
Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da criança, pois a brincadeira faz com que ela desenvolva a sua imaginação, memória, atenção. No faz-de-conta, as crianças imitam e recriam personagens observados ou imaginados nas suas vivências, ou seja, brincam como se fossem o pai, a mãe, o filhinho, o médico, o paciente, heróis, vilões, etc

OPOSIÇÃO
diiirce.com.br
Embora seja difícil para o adulto administrar esses momentos, eles desempenham um papel importante na diferenciação e afirmação do eu.

LINGUAGEM

Sociedade de socorro estaca mogi mirim

Ao ter contato com livros, ouvir histórias desde pequenas, a criança amplia o seu vocabulário e desenvolve o gosto pela leitura e pela escrita. Essa foi a parte da oficina em que dei mais ênfase.


Após abordar de uma forma geral e bem resumida os aspectos da Educação Infantil, iniciei com uma dinâmica usando a história A Colcha de Retalhos de Nye Ribeiro. Como as irmãs não conheciam a história, resolvi contá-la e logo após, pedi para que cada irmã escrevessem ou desenhassem um momento feliz de suas vidas, na realidade, essa dinâmica fica legal quando se usa retalhos de tecido ou peças de roupa, como um vestido de casamento, ou uma peça de roupa dos filhos quando eram bebês, etc. Mas como nem todas trouxeram, fizemos dessa forma. Ficou legal.
Depois que cada irmã lembrou de um acontecimento de sua vida, foi registrado em uma folha de sulfite, e montamos "uma colcha", logo após, cada irmã compartilhou um momento saudoso de sua vida.
A irmã Angela compartilhando um momento de sua vida, quando era criança. Foi um banquete! As irmãs contribuíram muito e pudemos conhecer e aprender mais umas com as outras!


E para encerrar, eu contei a história de Néfi usando um método em que todas puderam participar contribuindo para o desenrolar da história. Foi ótimo!

Sociedade de Socorro Estaca Mogi Mirim
Exposição de livros de contos de fadas, poesias, fábulas, histórias da Bíblia, do Livro de Mórmon, músicas infantis, hinos da Primária, hinos da Igreja, músicas clássicas e MPB.
Sociedade de Socorro Estaca Mogi Mirim

Bom, obrigada pelo convite meninas e até a próxima!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Família - Proclamação ao Mundo

O Cristo Vivo