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quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Treinamento das Auxiliares da Estaca - Julho/2012



No dia 28 de julho tive a oportunidade dar mais um treinamento para as unidades da nossa Estaca. Através do relatório trimestral, as irmãs me relataram suas dificuldades e suas conquistas e isso serviu de instrumento para prepararmos o nosso treinamento. Bom, senti a forte inspiração de falar sobre o trabalho das Professoras Visitantes, pois temos muitas duplas que não fazem visitas e ainda tem dificuldade para compreender o verdadeiro propósito das visitas de professoras visitantes.
Iniciei o treinamento com um power point intitulado de O Trabalho das Professoras Visitantes e usei o Manual Filhas em Meu Reino como fonte de pesquisa.

O TRABALHO DAS PROFESSORAS VISITANTES



Estamos cercados de pessoas que necessitam de nossa atenção, nosso incentivo, nosso apoio, nosso consolo e nossa bondade. Somos as mãos do Senhor aqui na Terra, com o encargo de servir e edificar Seus filhos. Ele precisa de cada um de nós.
Pres. Thomas S. Monson


PROFESSORAS VISITANTES PIONEIRAS


Em julho de 1843 foi criado comitês de visitas  para cada Ala composto por quatro irmãs.
Além de coletar doações, os comitês de visita avaliavam as necessidades dos lares que visitavam. Relatavam suas observações às líderes da Sociedade de Socorro, que organizavam o trabalho de ajuda.


AS PROFESSORAS VISITANTES HOJE

Ao longo dos anos, as irmãs aprenderam que o programa de professoras visitantes exige comprometimento, dedicação e sacrifício.
Aprenderam que precisam do Espírito para dirigir suas visitas.
O trabalho das Professoras Visitantes é contínuo, nunca está realmente concluído.

À medida que as professoras visitantes compartilham verdades e prestam testemunho, elas ajudam outras a seguir o Salvador.
As Professoras Visitantes dedicadas praticam a “religião pura” (Tiago 1:27)
O Pres. Kimball ensinou:
“Há muitas irmãs que se vestem com trapos – trapos espirituais. Elas têm o direito de vestir luxuosos mantos espirituais. Temos o privilégio de entrar nos lares e trocar os trapos por mantos.
Vocês vão salvar almas, e quem pode dizer quantas pessoas que estão ativas na Igreja hoje deve isso ao fato de vocês terem entrado na casa delas e lhes proporcionado um novo visual, uma nova visão. Não estão apenas salvando essas irmãs, mas talvez  também o marido e o lar delas.”

ESFORÇO CONTÍNUO PARA SEGUIR A CRISTO

As  irmãs puras e temente a Deus que fazem parte da Sociedade de Socorro cuidam uma das outras e se fortalecem mutuamente desde os primeiros dias de Nauvoo até os dias de hoje, por meio do trabalho amoroso e inspirado das professoras visitantes. É um ministério compartilhado uma a uma, coração a coração.

Após o power point, nós lemos o Manual 2, administração da Igreja 2010, na página 72, fazendo algumas pausas para esclarecer dúvidas.

Responsabilidades das Professoras Visitantes

  • Conhecer e amar sinceramente cada irmã;
  • Ajudar cada irmã a fortalecer a sua fé e prestar-lhe serviço;
  • Buscar inspiração pessoal para saber como atender às necessidades espirituais e materiais de cada irmã a quem estão designadas a visitar;
  • Manter contato regular (uma vez por mês, se possível) com as irmãs a quem estão designadas a visitar.
  • Quando não for possível fazer uma visita pessoal, as professoras visitantes podem dar  telefonemas, escrever cartas ou e-mails, ou usar outros meios para cuidar das irmãs e fortalecê-las.

Quando for adequado, as professoras visitantes dão uma mensagem do evangelho. Essas mensagens podem basear-se na mensagem mensal das professoras visitantes publicadas na A Liahona.
Organização do Trabalho das Professoras Visitantes
“A estrutura do trabalho das professoras visitantes da ala é determinada pelo bispo e pela presidência da Sociedade de Socorro, após ponderarem em espírito de oração” (Manual 2 9.5.2).
“Duas irmãs da Sociedade de Socorro aceitam o chamado do Senhor de visitar uma terceira irmã” (Henry B. Eyring, “O Legado Duradouro da Sociedade de Socorro”, A Liahona, novembro de 2009, P. 123; ver tambémFilhas em Meu Reinop. 121).
“Os membros da presidência da Sociedade de Socorro ensinam às professoras visitantes maneiras de cuidar, zelar e fortalecer umas às outras e de se lembrarem umas das outras. (…) [Elas] obtêm a aprovação do bispo para cada designação” (Manual 29.5 e 9.5.2).
Quando uma irmã for designada, ela deve ser capaz de dizer: “Quando recebi minha designação de professora visitante, isso me ajudou a sentir que tinha uma importante missão espiritual a cumprir”.
Ao fazer uma designação:
  • Explique os propósitos da designação.
  • Ajude-a a compreender por que o Senhor a chamou para ministrar a essa irmã em particular.
  • Sugira maneiras de como isso pode ser feito.
  • Forneça informações de contato das irmãs que ela foi designada para cuidar.
  • Dê-lhe incentivo e forneça as instruções conforme necessário.
  • Peça-lhe que faça um relatório para a presidência da Sociedade de Socorro a respeito de quaisquer necessidades especiais das irmãs, e do serviço prestado. As líderes orientam as professoras visitantes para que mantenham sigilo (ver Manual 26.4).



A presidência da Sociedade de Socorro, em conselho com o bispo e em espírito de oração, discute como as professoras visitantes devem ser estruturadas e organizadas na ala ou ramo.
  • Dão prioridade especial às irmãs que passam das Moças para a Sociedade de Socorro, as irmãs que não são casadas, os membros novos da ala, as recém-conversas, as recém-casadas, as menos ativas e outras com necessidades especiais.
  • Discutem também as necessidades das pessoas e famílias e ponderam a respeito da situação e necessidades locais (distância, transporte e segurança).
  • Em espírito de oração, buscam receber revelação sobre como organizar as duplas e designar professoras visitantes para cada irmã da ala.
  • Procuram receber do bispo aprovação para cada designação.
  • Não organizam as irmãs em grupo com o propósito de realizar o trabalho de professoras visitantes. (Ver Manual 2 9.5.2)

    “Quando necessário, o bispo pode convidar a Presidente da Sociedade de Socorro para participar de algumas reuniões do comitê executivo do sacerdócio da ala para (…) coordenar as designações do ensino familiar e das professoras visitantes” (Manual 24.3).

professoras visitantes

Adaptar o Trabalho das Professoras Visitantes

professoras visitantes

“Os líderes podem adaptar o trabalho das professoras visitantes para garantir que as irmãs que tenham maiores necessidades sempre recebam uma visita mensal” (Manual 29.5.3).
“Com a aprovação do bispo em casos excepcionais, os líderes do Sacerdócio de Melquisedeque e as líderes da Sociedade de Socorro podem designar marido e mulher como dupla, quando for necessária a visita de um casal” (Manual 29.5.2).
“Levam em conta fatores como distância, transporte e segurança” (Manual 29.5.2).
Com a aprovação do bispo, os líderes do Sacerdócio de Melquisedeque e as líderes da Sociedade de Socorro podem temporariamente designar:
  • Somente mestres familiares ou somente professoras visitantes para certas famílias.
  • Mestres familiares para visitar uma família em um mês e as professoras visitantes para visitar as mulheres da Sociedade de Socorro daquela família no mês seguinte.
Com a aprovação do Presidente da missão, os líderes podem considerar a possibilidade de pedir às missionárias de tempo integral que ajudem no trabalho das professoras visitantes de maneira limitada. (…) Quando essa aprovação for dada, as missionárias são designadas primordialmente a visitar os membros novos, os membros que não têm toda a família na Igreja e os membros menos ativos. (Ver Manual 29.5.3.)
Consultar o Manual 217.2.2, “Transporte e Comunicação”.
“A Presidente da Sociedade de Socorro encarregou-me de ser professora visitante de doze irmãs que moravam em um bairro que ficava do outro lado da cidade. (…) Estava atarefada com meus outros chamados e temia não saber como ajudá-las (…)” Leia mais sobre a experiência dessa irmã em Filhas em Meu Reino p. 132.

Relatório das Professoras Visitantes

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“A presidência da Sociedade de Socorro ou as irmãs chamadas para ajudá-las recebem um relatório mensal das professoras visitantes. As professoras visitantes relatam todas as necessidades especiais das irmãs a quem visitam e todo serviço prestado. Além [de receber um relatório mensal do trabalho das professoras visitantes], os membros da presidência reúnem-se regularmente com as professoras visitantes para discutir o bem-estar espiritual e material das irmãs e para fazer planos para ajudar as que precisarem de auxílio. (Manual 29.5.4; grifo do autor).
Se uma líder de professoras visitantes e outras irmãs forem chamadas para auxiliar a presidência da Sociedade de Socorro, a presidência deve treiná-las em suas funções e responsabilidades e orientá-las sobre que perguntas devem fazer às professoras visitantes ao reunir informações:
  • Você cuidou e deu assistência à [Maria]? (Filhas em Meu Reino, página 135.)
  • A [Maria] e/ou a sua família tem necessidades urgentes ou há algum assunto confidencial que precise ser relatado à Presidente da Sociedade de Socorro?
  • Há algo que a presidência da Sociedade de Socorro possa fazer para ajudar você a cuidar das necessidades das irmãs que você visita e as da família delas?

“As informações confidenciais só devem ser relatadas à Presidente da Sociedade de Socorro, que as relata ao bispo.
A Presidente da Sociedade de Socorro entrega ao bispo um relatório mensal das professoras visitantes. Cada relatório inclui uma lista das que não foram contatadas. Se uma irmã e sua família tiverem necessidades urgentes, a Presidente da Sociedade de Socorro transmite imediatamente essa informação ao bispo” (Manual 2, 9.5.4).
cuidar
“Meu desejo é pedir às irmãs que deixem de imaginar se um telefonema ou uma visita trimestral ou mensal é suficiente e, em vez disso, passem a concentrar-se em nutrir almas delicadas” (Mary Ellen Smoot, Filhas em Meu Reinopáginas 128-129).
“Eu sabia que eu era mais do que apenas um número no livro de registros de visitas dela. Sabia que ela se importava comigo” (Filhas em Meu Reino, página 132).

Eu postei na íntegra esse treinamento que está disponível no site da Igreja, mas lógico, dei uma boa resumida com as líderes e por último, deixei algumas esquetes como sugestão de oficinas e alguns vídeos sobre o trabalho das professoras visitantes, o que não fazer em uma visita.
Fizemos uma dinâmica "A Fonte dos Desejos"que encontrei em um blog, agora não me lembro o nome.

Beijos!!!!
Gil Antunes

A Família - Proclamação ao Mundo

O Cristo Vivo